Rosangela Paula T Lessa

Rosangela Paula T Lessa, 14 de outubrode 1954. Brasil

Disciplina científica en la que destaca:

Dinâmica de Populações de tubarões e Raias do Brasil
Conservação de elasmobrânquios do norte e nordeste do Brasil

Logros/representatividad/significado de su trabajo científico:

É graduada em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande_FURG em 1977, obteve o Diplôme d’Études Approfondies_DEA, Doutorado em Oceanografia Biológica (1982) e um Doctorat d’État na Université de Bretagne Occidentale, Brest, na França. Em 1988-1989 foi Visitante Academica no Renewable Resources Assessment Group – RRAG, Imperial College (UK).

Foi pesquisadora no Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO) e professora no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão entre 1983 e 1989, onde desenvolveu projetos pioneiros na região sobre a Biodiversidade e Dinâmica das Populações de Elasmobranquios,  Desde 1989 ao presente é docente Titular do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, Brasil), atuando em Dinâmica de Populações e Avaliação de Estoques Pesqueiros com ênfase aos elasmobrânquios costeiros e oceânicos. Ocupou a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência_SBPC em Pernambuco entre 1994 e 1996.

Atribui grande importância a Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios – SBEEL, da qual foi fundadora, presidente (entre 2002 e 2004) e Conselheira (atualmente) tornando-se importante na definição de medidas de gestão para o grupo. Como Representante da área de Dinâmica de Populações do Programa de Avaliação dos Recursos vivos da Zona Economica Exclusiva_REVIZEE desenvolveu estudos precursores sobre a fauna acompanhante de pescarias de redes de emalhe e espinhel no Brasil, principalmente, tubarões e raias. Foi Coordenadora do táxon Chondrichthyes nas avaliações de risco de extinção em 2011 e 2018 (ICMBio/MMA). Desenvolve pesquisa no contexto dos Incidentes com Tubarões-(CEMIT) que ocorrem em Recife (PE) desde a década de 1990.  Atua nos Programas de Pós-graduação Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UFRPE), Biologia Animal (Universidade Federal de Pernambuco_UFPE) e Recursos Aquaticos e Pesca (Universidade do Estado do Maranhão_UEMA). Ao longo de décadas desenvolve estudos nos temas: Idade e crescimento, Dinâmica de Populações de Elasmobranquios, Conservação de espécies ameaçadas, Manejo pesqueiro, desenvolvimento embrionário, história de vida de peixes, pesca artesanal, Determinação de áreas de berçários, políticas públicas para a conservação de espécies ameaçadas. É Pesquisadora de Produtividade (Pq1) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico_CNPq. Atualmente desenvolve estudos sobre peixes pelágicos dos Arquipélagos de São Pedro e São Paulo e Fernando de Noronha, ao largo do Nordeste do Brasil em parcerias nacionais e internacionais.

A longevidade da atuação no cenário da pesquisa permitiu a formação de uma equipe entusiasmada e produtiva  com a qual tem dividido autoria de mais de uma centena de trabalhos revisado por pares, vários capítulos de livros e dezenas de projetos (https://www.researchgate.net/profile/Rosangela-Lessa-2/research). Orientou 22 doutorados e 43 mestrados. Entre as mulheres foi a pioneira na área na Conservação dos Elasmobranquios no Brasil e em reconhecimento foi homenageada com a atribuição do nome lessae para uma espécie do gênero Gymnura, o que gerou grande satisfação.